Site Meter Projeto Modes - Encheu? Joga Fora!: Uma mulher de quase trinta anos com algumas coisas para ensinar

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Uma mulher de quase trinta anos com algumas coisas para ensinar


Posso ser dura, mas não sou burra. A vida é muito mais do que meia dúzia de palavras bonitas, e um dia, eu tenho fé que um dia todas as mulheres aprenderão uma receita básica. E o dia que isso acontecer dominaremos o mundo!

O caminho é diferenciar amor de excitação, ilusão de realidade, paixão de obsessão, e outras coisithas mais.

A ditadura dos homens na sociedade acabou. Por séculos perdurou uma cultura patriarcal sufocante, hoje podemos viver de igual, e, no entanto ainda vejo minhas amigas sofrerem. Se matando para envolver homens em jogos de sedução. Meninas, se esses cachorrinhos sem dono soubessem do nosso poder, iriam se curvar aos nossos pés todos os dias.

Temos que diminuir nossos problemas, isso é fácil. Não se trata de guerra declarada, apenas truques, vamos trocar experiências, manias, roupas e dicas, as coisas são mais simples do que parecem.

17 comentários:

Anônimo disse...

Jana...
Demorou, mas arrasou!!!

Anônimo disse...

Olha, vc vai me desculpar, mas pelo tanto que li e estudei do feminismo, posso te dizer que o patriarcado ainda é sim muito presente na nossa sociedade. E seria muito bom se a única característica dele fosse o fato de (algumas imbecis) mulheres viverem em função dos homens. Infelizmente as coisas são mais complicadas do que parecem: não te promovem no trabalho porque acham que vc vai engravidar, não te contratam porque vc é recém-casada, e os homens que fazem o mesmo que vc sempre ganham mais (só pra falar no mercado de trabalho). Acho que pra nossa tristeza ainda faltam alguns séculos pra gente deixar de pagar o "imposto feminino" de ter sempre que fazer o dobro pra mostrar que também pode.

Anônimo disse...

Ainda tem muito machismo e submissão pelas próprias mulheres. E isso não parece ser algo que facilmente será mudado. É só dar uma olhada no resto do mundo pra ter essa certeza. O que cada um puder realizar, expressar, já faz a diferença, mesmo que aos poucos. Agora, o mundo é dos espertos e das mulheres. Mas essa coisa de dominação, mulheres vítimas e curvar aos pés todos os dias perde todo o sentido do feminismo e das relações humanas de troca.

Luciano Costa disse...

feminismo me irrita demasiadamente.
liberdade, igualdade e fraternidade.

Anônimo disse...

ai tetesto femnismo gemt ok//

Renan Rodrigues disse...

Sempre achei o feminismo um movimento historicamente válido e importante. Realmente durante séculos a sociedade subjugou a mulher. Agora como o próprio texto diz 'A ditadura dos homens na sociedade acabou'. Pautar os relacionamentos ou vida por essa filosofia parece-me dar um passo atrás. Sinaliza um sentimento que fica subconsciente, preso. Fica parecendo uma espécie de auto-preconceito. Mas respeito opiniões e filosofias. Que sejam ouvidas e escritas.

Fernanda Doniani disse...

Feminismo em excesso não passa de um machismo ao contrário.
O mundo é feito de pessoas, valores individuais. Hoje, ficou cicatrizes da ditadura masculina, não há como negar, mas o domínio com certeza independe do sexo.

Luiza Silvestrini disse...

é bom quando aparece gente discordando dos textos aqui.. É sinal de que vc atingiu de verdade quem comenta.

Mas também não concordo com vc. Acho que até sobram cicatrizes de uma época em que as mulheres não eram bem vistas. Um exemplo é o salário mais baixo, que já foi citado lá em cima...Mas o "movimento feminista" de hoje chega a ser cretino. Mulheres que mal conseguem se olhar no espelho querendo mudar a gramática pra que, em vez de dizermos "todos", apenas, tenhamos de dizer "todos e todas". Agora diga: vai mudar alguma coisa na prática?! Claro que não!

Popp Comunicação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naíma Popp disse...

O problema é falar a palavra FEMINISMO.

Esse nome tinha força nos anos 20, com Simone de Beauvoir ou no auge dos protestos. Hoje feminismo não passa de um monte de coisa sem explicação que se contradiz a todo instante. E olha que já fui defensora fervoroza da causa feminina. Hoje prefiro dizer que sou favor da igualdade e contra essa guerra de sexos.

E afinal, me digam, que mal há em ter problemas amorosos, se apegar a algum homem e sentir tristeza com o fim de um relacionamento mal resolvido? QUEM NUNCA PASSOU POR ISOS? Homens ou mulheres, não importa, o SER HUMANO é feito de sentimentos e quanto a isso não dá pra negar: mulher tem mais facilidade para se abalar com situações assim..é BIOLOGIA...não é cultura! Ou ninguém aí tem TPM? O importante é não viver em função disso! Precisamos aprender a lidar com nossos sentimentos, só isso! Controle de si e da vida.

Naíma Popp disse...

ps: meninas, o comentário excluído é meu, exclui pq comentei com outro login!

Anônimo disse...

jana,

essa larissa ai nao so eu viuu

huahuahuahuahauahua

eu amei seu texto, vc arrasou

demoro + arrasou beibeee

Anônimo disse...

OPAAA...

Esse texto bombou em!?
rsrsrsrsrs...

Leandro Ferreira disse...

Não sei se tô sendo pouco esperto por comentar pela primeira vez neste blog neste post, mas já que tá agitada a coisa aqui né..

O fato é que ainda não podemos viver de igual pra igual.. alguns comentários aqui apontaram mto bem as questões que vão de mercado de trabalho à organização familiar.

Mesmo assim, não pretendo deixar de ser machista em certos aspectos. Não pretendo não puxar uma cadeira ou abrir uma porta para uma mulher, não vou deixar de me oferecer pra dirigir, homens fazem isso com mais facilidade, não vou parar de elogiar td que as mulheres fazem bem que vai de sua organização pessoal a pratos maravilhosos - sim, cozinhar - e por aí vai...

Além do mais, não faz o menor sentido acabar com a ditadura dos homens para instituir a ditadura das mulheres!

Marianna Palma disse...

Bom comentário !!!

Anônimo disse...

Queria deixar claro uma coisa, em nenhum momento citei a palavra feminismo.
Pelo contrario "hoje podemos viver de igual". O que mais me incomoda em nós mulheres é essa capacitade ilimitada de sentir e amar, e isso as vezes nos prejudica um pouco. Mas só. Muito obrigada pelo comentário de todos. Fiquei feliz com o resultado.

Anônimo disse...

Janna,
Arrasou!
ë muito interessante ver a polêmica, e ver o que o ser humano faz polêmica com pouco, sendo que deveriam fazer com tantas coisas decorrentes no mundo...bem, você melhor do que ninguém me entede, e eu entendi perfeitamente o que você quis dizer e concluo: - Parbéns. Você alcançou seu objetivo.
Bjos e sucesso